BlaBlaCar expande sua atuação com novo aplicativo para mobilidade urbana na França - Mobi Tecno - Descomplicando a tecnologia com Reviews diretos e Noticias

BlaBlaCar expande sua atuação com novo aplicativo para mobilidade urbana na França

Após democratizar a prática das caronas intermunicipais, a BlaBlaCar está expandindo a sua atuação com um novo aplicativo para viagens diárias de curta distância. Chamado de BlaBlaLines, o novo app está em teste desde maio nas rotas entre Reims e Châlons-en-Champagne, e Toulouse e Montauban, no interior da França, e começou a funcionar em Paris nesta quinta-feira.

O novo aplicativo funciona de forma semelhante ao app de viagens BlaBlaCar, conectando condutores com lugares vazios no carro a passageiros indo para o mesmo destino para dividir os custos do trajeto. A diferença é que, enquanto a BlaBlaCar está focada em caronas de longa distância, com uma média de 300 km percorridos por viagem na França, a BlaBlaLines foi desenvolvida para trajetos curtos, de 15 a 80 km, percorridos diariamente por razões de trabalho e estudo.


A fase piloto iniciada em maio permitiu à BlaBlaLines analisar os primeiros trajetos dos usuários e melhorar a sua aplicação de acordo com as necessidades do público. Os testes tiveram bons resultados: cerca de 2 mil viagens são publicadas por semana entre Reims e Chalons-en-Champagne e 5 mil entre Toulouse e Montauban. Além do lançamento na região de Paris, o novo app está acelerando seu desenvolvimento e estendendo a cobertura a todas as rotas nas regiões metropolitanas de Reims e Toulouse. A ferramenta, inicialmente disponível apenas para Android, também está sendo lançada para usuários de iPhone nessa fase.

Uma solução de mobilidade complementar ao transporte público atual

O potencial da BlaBlaLines na região metropolitana de Paris é grande, já que 43% dos moradores usam o carro para ir ao trabalho todos os dias (contra 42%, que usam o transporte público) . Ao dividir os custos de seus trajetos diários, os usuários poderão economizar, além de reduzir o trânsito e o impacto no meio ambiente. O serviço também é uma solução relevante em complemento ao transporte público em áreas sem ou com pouca cobertura de outros modais, disponíveis na BlaBlaLines por valores que variam entre dois e quatro euros.

A capital francesa registra diariamente cerca de 1.23 milhão de viagens de carro que percorrem mais de 10 quilômetros (60% das quais se iniciam no subúrbio), e que tem ocupação média de apenas 1.05 pessoa por veículo. Com o objetivo de incentivar a adoção ao novo serviço, a empresa fechou uma parceria com a companhia de energia e abastecimento Total para oferecer 10 euros em combustível a quem compartilhar o seu primeiro trajeto com a BlaBlaLines.

Potencial crescente para caronas no Brasil

Lançada no Brasil em novembro de 2015, a BlaBlaCar tem registrado uma adoção expressiva no país. Durante o seu primeiro ano de atuação, os usuários do aplicativo compartilharam cerca de 1 milhão de assentos em viagens entre cidades, e a expectativa é quintuplicar este resultado em 2017. A distância média das viagens da BlaBlaCar no Brasil é de 240 km, mas a empresa já registra casos de uso recorrente em distâncias menores.
“É muito expressivo o uso do aplicativo em rotas como São Paulo - Santos e Camboriú - Florianópolis, principalmente em casos de deslocamentos diários por razões de trabalho e estudo. Também existe uma demanda reprimida nas regiões metropolitanas de São Paulo, em trajetos como São Paulo - Guarulhos, e Rio de Janeiro”, afirma Ricardo Leite, diretor da BlaBlaCar no Brasil.
Por enquanto, o aplicativo de curta distância BlaBlaLines encontra-se em fase de testes apenas na França, e não há a previsão de chegada em outros países.


BlaBlaCar expande sua atuação com novo aplicativo para mobilidade urbana na França BlaBlaCar expande sua atuação com novo aplicativo para mobilidade urbana na França Reviewed by Mobi Tecno com Thiago Paiva on setembro 14, 2017 Rating: 5

Nenhum comentário:

Deixe seu comentario

Tecnologia do Blogger.