Caramba, Super Mario já tem 30 anos - Mobi Tecno - Descomplicando a tecnologia

Caramba, Super Mario já tem 30 anos

Compartilhe por aí

Como o tempo passa rapido né?
O encanador mais famoso do mundo gamer completa 30 anos em 2015.
Confira o video abaixo e umas curiosidades bacanas que coletamos na grande rede...



“New Super Mario Bros. Wii”

"New Super Mario Bros Wii"
Lançado em 2009, “New Super Mario Bros. Wii” foi um resgate feito pela Nintendo às raízes de sua principal franquia. A ideia começou no Nintendo DS e deu muito certo no console de mesa. O foco do jogo está no multiplayer, mas o retorno da plataforma em side-scrolling foi fundamental para muitos fãs antigos abraçarem o jogo. Foram 28.6 milhões de cópias vendidas.

“New Super Mario Bros.”

“New Super Mario Bros.”
Foram 30.75 milhões de cópias vendidas desde 2006 e o posto de jogo mais vendido do já descontinuado Nintendo DS. Ele que trouxe Mario de volta ao side-scrolling e se aproveitou muito bem dos recursos multiplayer que o portátil oferecia.

“Mario Kart Wii”

“Mario Kart Wii”
Poucas investidas da Nintendo são tão certeiras quanto lançar um “Mario Kart”. Mesmo quando o jogo não atende às expectativas, ele vende muito. Foram 35.53 milhões de cópias e a franquia clássica da Nintendo que mais vendeu no Wii.

“Super Mario Bros.”

“Super Mario Bros.”
Sim, a Big N domina essa lista, mas não é pra menos, já que não só o Wii desequilibrou qualquer medição de dados da indústria, como seus jogos já vendiam bem nos anos 1980 e 1990. Esse é o caso de “Super Mario Bros.” do NES, lançado em 1985 e que ainda sustenta sua posição com 40.24 milhões de cópias vendidas.

1. Um mero coadjuvante

Muita gente não sabe, mas a primeira aparição de Mario foi em outro game de Shigeru Miyamoto: Donkey Kong, um arcade lançado em 1981 e que era, segundo o desenvolvedor, uma mistura de “Popeye” e “King Kong”.

2. Mario ou Jumpman?

    Além de começar em outro jogo, Mario também não tinha esse nome. Isso mesmo, a alcunha de batismo do personagem é, na verdade, Jumpman. O nome Mario surgiu somente depois, quando o game foi levado para os Estados Unidos. A escolha foi feita como uma “homenagem” ao dono do depósito que a Nintendo alugava em Redmond, chamado Mario Segale.

    3. Um profissional completo: de carpinteiro a encanador!

      Se o nome era outro, a profissão do personagem também era diferente. Isso porque Jumpman foi apresentado como um carpinteiro, não como encanador. E depois, ele ainda mandou ver em várias outras profissões ao longo da sua versátil carreira nos games.

      4. Por que ele tem bigode?

       Como na época da criação de Mario o poderio gráfico das máquinas e consoles era bastante limitado, Miyamoto teve que pensar em uma maneira de criar o personagem. Por isso, para simplificar o bonequinho, o japonês o desenhou com um grande boné e um vistoso bigodão.

      5. Toad, seu mal educado!

        O Toad é um dos coadjuvantes mais importantes da série, sempre tentando ajudar na busca pela princesa. Entretanto, no Super Mario Bros., o pequeno cabeça de cogumelo parece estar fazendo um gesto nada educado para os gamers. O que é isso Toad?

        6. Super Mario no Big Mac

          Com o sucesso do game Super Mario Bros. 3, a gigantesca rede de lanchonetes McDonald’s lançou uma promoção na qual os gulosos poderiam ganhar de brinde pequenas miniaturas dos personagens do jogo.

          7. Mario não é um “cabeça-dura”!

            Ao contrário do que todo mundo pensa, Mario não quebra tijolos e bônus com a cabeça. Se você olhar com calma, pode perceber que o personagem pula com uma das mãos para cima, dando um soco na direção dos itens (em vez de rachar a cuca).

            8. O Super Mario 3 americano é mais fácil?

              Há vários indícios de que houve algumas mudanças para tornar o game mais fácil em sua versão americana. Entre eles, o fato de que, em algumas salas que possuem aquele teto com espinhos, a porta fica no canto em vez de estar posicionada entre as armadilhas — o que acontece na versão original japonesa.
              Além disso, no lançamento original, se o jogador sofre algum dano dos inimigos quando transformado, ele volta à sua versão “pequena”. Já na americana, você somente perde o “superpoder”, mas continua com o Mario “grande”.

              10. Arbustos e nuvens são iguais

              Nuvens e arbustos são iguais! (Fonte da imagem: The Ginblog)
              Se você reparar bem nos gráficos de Super Mario, é possível reparar que a Nintendo “economizou” em alguns traços do game. Preste atenção nos arbustos e nuvens, por exemplo: o desenho é o mesmo, somente as cores é que são diferentes. Até mesmo nos jogos mais novos e no Mario Kart isso é perceptível.

              11. O Bowser não sabe atirar

                As bolas de fogo dos chefões em Super Mario Bros. são atiradas “invertidas”, com o rastro indo na frente do projétil.
                Bowser atirando "errado" (Fonte da imagem: Neogaf/ Imagem editada)

                12. Sempre há uma “manha” para você ganhar vidas

                  Desde o primeiro Super Mario Bros., há sempre um “jeitinho” para se ganhar um bom número de vidas. Neste primeiro game, por exemplo, você podia encurralar um casco no final de uma fase e a cada pancada ganhar uma nova vida.
                  No Super Mario Bros. 3, já na primeira fase, é possível ficar “quicando” sobre os cascos até chegar ao número máximo de vidas. No Super Mario World, várias maneiras estão disponíveis, muitas extremamente fáceis.

                  9. Um final mais descontraído


                    Se houve mudanças no gameplay quando o Super Mario Bros. 3 foi trazido para os Estados Unidos, o final também foi alterado. Na versão japonesa, Peach diz: “Obrigado! Finalmente a paz retornou para o Mundo dos Cogumelos. Fim!”.

                    13. Bagunça de gêneros

                      Em vários games do Super Mario, há personagens que contam com gêneros confusos. Vivian, em Paper Mario: The Thousand-Year Door, apesar do nome, é um garoto. Já Birdo, um inimigo que surgiu em Super Mario Bros. 2 é, pelo menos de acordo com o manual do game, um garoto que pensa ser uma fêmea – e que prefere ser chamado de Birdetta.
                      Curiosamente, após este jogo, o personagem continua aparecendo, mas sem que seja citado se ele é masculino ou feminino.

                      14. "The Minus World"

                        No Super Mario Bros., após atravessar uma parede sólida no fim do mundo “1-2”, é possível viajar para o mundo “– 1” (isso mesmo, “menos” um), conhecido como “Minus World” ou “World Negative One”.

                        15. O filme foi um fracasso

                          Apesar de este fato ser conhecido por praticamente todo mundo, ele não poderia faltar nesta lista. O personagem bigodudo chegou às telonas em 1993 e, apesar do grande apelo comercial, o filme foi um fracasso de crítica, renda e público.

                          16. Você já ouviu falar de Doki Doki Panic?

                          O que é Doki Doki Panic? (Fonte da imagem: Reprodução/Neogaf)
                          Super Mario Bros. 2 conta com um "irmão" bem parecido no Japão. Chamado de Doki Doki Panic, o game era praticamente o mesmo jogo do encanador, com a diferença que os personagens principais eram alguns bonequinhos árabes: Papa, Lina, Imajin e Mama.

                          17. Mate os canhões de fogo e a “Orb” em Super Mario Bros. 3

                            Eles sempre foram considerados inimigos invencíveis, entretanto, é possível matar os canhões dos barcos-pirata e também as “Orbs” dos castelos. Para isso, dentro do game, basta lançar mão de um dos recursos do bigodudo

                            18. Atravessando paredes em Super Mario Bros.

                              Alguns viciados conseguiram identificar ao longo de suas partidas vários truques fáceis de serem utilizados no Super Mario Bros., como usar o meio de um cano como trampolim ou mesmo atravessar paredes. Clicando aqui você é capaz de visualizar vários GIFs com alguns exemplos.

                              19. Link é um easter egg em Super Mario RPG

                                Aproveitando que as duas franquias são da empresa, a Nintendo colocou discretamente uma participação especial de Link, o herói de Zelda, em um dormitório do Super Mario RPG.

                                . Super Mario Bros. 3 tem várias fases secretas

                                  Quando a Nintendo finalizou a produção de Super Mario Bros. 3, várias fases foram excluídas da versão final do jogo. Apesar disso, a empresa lançou o game com todos estes níveis “escondidos” dentro do cartucho. Desta forma, quem tinha um Game Genie era capaz de aplicar um código e acessar este mundo alternativo.

                                  21. Bem vindo ao Japão

                                    Também no Super Mario Bros. 3, se você olhar com calma, é possível enxergar, em algumas ilhas, a reprodução do mapa do Japão.

                                    22. Quem é o rei da Nintendo?

                                    Ao terminar o terceiro mundo de Super Mario Bros. 3, o jogador tem a oportunidade de conhecer o chefão da família real. Bem, pela imagem, é possível perceber quem é o rei, pelo menos pela visão da Nintendo.

                                    Nenhum comentário:

                                    Postar um comentário

                                    Deixe seu comentario

                                    Post Bottom Ad