Full width home advertisement

Post Page Advertisement [Top]

O processador é uma parte pequena e muito importante, presente em todos os celulares.
Assim como em um computador, ele é responsável pela velocidade de execução de tarefas (jogos, vídeos, câmeras, etc.). E aliado à memória e a outros fatores, garante a eficiência e a usabilidade do aparelho.


Pode-se dizer que quanto mais avançado e potente é um processador, mais rápido será o desempenho do aparelho. Por isso, é bom levar em conta este detalhe na hora de escolher um celular novo, principalmente se for um smartphone.
Cada processador é composto pelas seguintes peças:

- Chipset ou “grupo de chips”, a plataforma na qual o processador roda e que controla a comunicação entre ele e o resto do celular;
- Clock speed ou “velocidade de giro”, a frequência de vezes na qual o processador gira em um segundo;
- Core ou “núcleo”, o cérebro que processa as informações;
- GPU ou “unidade de processamento de gráficos”, que gerencia toda a parte visual do que vemos na tela do celular.
Para identificar a velocidade de um processador, é só localizar o número que acompanha a sigla “GHz”. Quanto maior o número, mais rápido ele vai processar as informações e as tarefas que você quer realizar.
Já o número de núcleos segue a mesma lógica: quanto mais núcleos ele tiver (pode variar entre dois, quatro e até oito), maior o desempenho, menor o consumo de bateria e menos quente o smartphone vai ficar enquanto estiver processando algo pesado, como vídeos, jogos e aplicativos que requerem muito processamento.
Conheça algumas famílias de processadores para celulares disponíveis no mercado:
Qualcomm Snapdragon 800Este processador Krait 400 quad-core (de quatro núcleos) tem velocidade de 2.3 GHz com uma GPU Adreno 330. Pode ser encontrado no Samsung Galaxy S4, Samsung Galaxy Note 3, Sony Xperia Z Ultra e Sony Xperia Z1.
Qualcomm Snapdragon 600Com velocidade de 1.7 GHz e GPU Adreno 320, este quad-core (de quatro núcleos) está no LG Optimus G Pro.
Qualcomm Snapdragon S4
Um processador dual-core (de dois núcleos) com velocidade de 1.5 GHz e GPU Adreno 203. Está nos modelos Nokia Lumia 1020, Nokia Lumia 925, Huawei Ascend G525, Huawei Ascend Y300 e LG Optimus L7 II Dual.
Apple A6 e A7O processador próprio da Apple tem dual core (dois núcleos), velocidade de 1.3 GHz e GPU PowerVR no iPhone 5. Já o iPhone 5s tem o A7, que é o primeiro chipset de 64-bit para smartphones, com GPU PowerVR G6430 e velocidade de 1.4 GHz.
Atom Z2460 e Atom Z2760
Z2460: este processador de um núcleo da Intel tem velocidade de 1.6 GHz, GPU PowerVR SGX 540 e pode ser encontrado nos aparelhos Lenovo K800, Orange San Diego / Lava XOLO X900 / X910 / MegaFon Mint, ZTE Grand X IN, Ramos W32 e XOLO x910. Já o Z2760 tem 1.8 GHz de velocidade, dois núcleos da Intel, GPU PowerVR SGX 545 e está nos aparelhos Asus VivoTab, HP Envy x2, Dell Latitude 10 Lenovo Thinkpad Tablet 2, Lenovo IdeaTab Lynx Samsung Series 5 Slate, Acer Iconia W510 ZTE V98, Acer Iconia W3 e Samsung ATIV Tab 3.


Bottom Ad [Post Page]