Full width home advertisement

Post Page Advertisement [Top]



Uma nova lei esta sendo desenvolvida para garantir que usuários de smartphones sejam avisados sobre “tracking sofwares” pré-instalados em seus aparelhos celulares.

O “Mobile Device Privacy Act” (MDPA) foi criado em resposta a polêmica causada pela companhia “Carrier IQ” em 2011. De acordo com a nova lei, operadoras terão que revelar se possuem ou não programas pré-instalados para rastrearem as atividades dos usuários em seus aparelhos, e se tiverem, eles terão que divulgar exatamente qual tipo de dados estão sendo coletados por esses softwares.
Além disso, qualquer outro aplicativo que coletar dados sobre os usuários também terão que pedir autorização antes de coletar qualquer informação. Se uma operadora ou desenvolvedor de aplicativos quiser partilhar essa informação com terceiros eles terão que pedir autorização ao “Federal Trade Comission” (FTC) e ao “Federal Communication Comission” (FCC).
“Os consumidores tem o direito de saberem sobre esses softwares, e se quiserem,  dizer não a softwares em seus telefones celulares que coletam e transmitem dados pessoais”, disse um dos responsáveis pela lei. “Enquanto consumidores confiam em seus aparelhos celulares, seus smartphones repassam todo tipo de informação sobre eles, muitas vezes sem seu conhecimento e consentimento. Estamos preocupados com o roubo da privacidade desses usuários por programas de monitoramento eletrônico, como o software desenvolvido pelo Carrier IQ”.
Carrier IQ é um software normalmente pré-instalado em aparelhos celulares, desenvolvido para rastrear a performance desses aparelhos. De acordo com a InformationWeek, o programa foi instalado em mais de 141 milhões de dispositivos em Novembro do ano passado. Spring e AT&T confirmaram serem usadores do serviço, enquanto que a Verizon, a RIM e a Nokia negaram o uso do aplicativo. Já a Apple disse ter removido o programa do iOS 5.
Novembro do ano passado, Trevor Eckhart, um administrador de sistemas de Connecticut, publicou um vídeo no YouTube mostrando como o programa registra cada tecla digitada e cada mensagem enviada ou recebida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentario

Bottom Ad [Post Page]