Full width home advertisement

Post Page Advertisement [Top]



A fabricante dos smartphones Nokia obteve receita líquida de 9,275 bilhões de euros, ou 13,35 bilhões de dólares – valor 7% menor que o do mesmo período do ano passado. Mas as vendas de smartphones caíram 32% em valor (e 34% em volume), para 2,37 bilhões de euros.
A Nokia informou ainda ter tido prejuízo operacional de 487 milhões de euros (no ano passado, havia tido lucro operacional de 295 milhões de euros). Com isso, o prejuízo por ação ficou em 10 centavos de euro (15 centavos de dólar), enquanto no ano passado houve ganho de 6 centavos de euro.
Windows Phone
As vendas dos smartphones da Nokia têm desacelerado desde que anunciou, em 11 de fevereiro, a futura adoção do Windows Phone, da Microsoft, em seus smartphones, num sinal de que o Symbian OS utilizado em seus aparelhos atuais teria chegado a um beco sem saída.
O preço médio de venda dos smartphones da Nokia caiu 3% na comparação com o mesmo trimestre do ano passado, reflexo do corte de preços efetuado para atrair consumidores. As vendas de celulares menos sofisticados caíram 20%, para 2,55 bilhões de euros, com uma queda semelhante em volume.
O mau resultado foi amortizado, em parte, pelo crescimento das vendas na joint venture de infraestrutura de rede Nokia Siemens Networks. A fatia da Nokia na receita da empresa aumentou 20%, para 3,64 bilhões de euros, enquanto o prejuízo operacional caiu para 111 milhões de euros, menor que os 179 milhões registrados há um ano.
Previsões
Analistas tinham previsto uma receita em torno de 13 bilhões e ganhos por ação de 3 centavos de euro. Há dois meses, os analistas estavam mais otimistas sobre a lucratividade da Nokia, prevendo ganhos por ação de 14 centavos de euro. Mas, em  31 de maio, a Nokia revisou suas projeções financeiras, alertando que as vendas de aparelhos seriam “substancialmente menores” do que o previsto.
A Nokia prevê que sua margem operacional nas vendas de celulares seja “levemente acima do equilíbrio” no terceiro trimestre.
O preço das ações da Nokia na bolsa de valores de Helsinque (Finlândia) oscilou levemente depois da divulgação dos resultados. O valor caiu pela metade desde fevereiro, quando despencou no dia em que a empresa anunciou sua nova estratégia para smartphones; ensaiou uma ligeira recuperação com o anúncio dos resultados do primeiro trimestre e da previsão para o segundo trimestre, em abril; e caiu novamente quando a Nokia revisou suas projeções, em maio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentario

Bottom Ad [Post Page]