Full width home advertisement

Post Page Advertisement [Top]

NOKIA N8 APARELHOS

A Nokia confirmou, segundo o site britânico Guardian, que grava informações sobre a localização dos telefones com sistema operacional Symbian. 



O assunto se tornou polêmico em abril, quando os pesquisadores Alasdair Allan e Pete Warden divulgaram um artigo no site americano de tecnologia O'Reilly Radar com a notícia de que um teste feito por eles revelou iPhones e iPads 3G rastreiam e arquivam detalhes sobre os movimentos de todos os usuários desses.

A mensagem citada pelo site diz que, de acordo com a Nokia, um smartphone da maior fabricante de celulares do mundo armazena até 2.500 posições de torres de telefonia celular em período ilimitado de tempo, além de gravar a localização das redes Wi-Fi (conexão sem fio) e GPS por até sete dias e por até 40 horas os registros do serviço de posicionamento Ovi Mapas.

A companhia diz que as informações são armazenadas em um área segura da memória do celular, enviadas à empresa de maneira criptografada (protegida) e apagadas logo depois da transmissão, cujo objetivo é melhorar os serviços oferecidos aos clientes.

A Nokia explica ainda que não coleta dados pessoais, apenas latitude, longitude, velocidade (no caso do uso como GPS), direção e ponto de localização. De acordo com a empresa, esses dados não conseguem ser acessados por desenvolvedores de aplicativos.

- Os dados de posicionamento [...] não são usados para rastrear a localização dos consumidores, mas é usado para fornecer a melhor experiência de serviço.

Outras marcas

Depois que a Apple foi acusada pelos especialistas O'Reilly Radar de rastrear e arquivar o movimento de iPhones e iPads 3, o jornal americano Wall Street disse que fez um teste e descobriu que o iPhone coleta dados sobre o movimento dos usuários mesmo quando serviços de localização do aparelho estão desligados.

O jornal publicou ainda que os telefones celulares que possuem o sistema operacional Android, do Google,também estão equipados com um sistema que registra a localização de seus usuários. A publicação destaca uma pesquisa do analista de segurança Samy Kamkar, que testou um aparelho da marca HTC com sistema Android.

De acordo com o Guardian, a Microsoft admitiu, por meio de uma mensagem, que dispositivos equipados com o sistema operacional Windows Phone coletam informações sobre sua localização. O site britânico diz que entrou em contato com a RIM (Research In Motion), fabricante do BlackBerry, para saber se os aparelhos da empresa também fazem esse tipo de registro, mas ainda não obteve resposta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentario

Bottom Ad [Post Page]