Full width home advertisement

Post Page Advertisement [Top]

varios-smartphones-marcas


As vendas de smartphones devem crescer ainda mais em 2011 e entre as melhorias com potencial para atrair o grande público estão os processadores dual core e a reprodução de vídeos HD.


De fato, as tendências serão apresentadas realmente apenas em 2011 durante a Consumers Electronics Show, que começará no dia 6 de janeiro em Las Vegas, nos Estados Unidos, e em fevereiro durante a Mobile World Congress, em Barcelona, na Espanha.
No entanto, não faltam rumores, que incluem um telefone "PlayStation", da Sony Ericsson, e smartphones compatíveis com LTE da HTC e da Motorola. 
Aqui estão cinco tendências de hardware que devem marcar presença em 2011.
1: Processadores dual core
A chegada de smartphones com processadores de 1GHz foi uma das novidades em 2010 e os avanços continuarão no próximo ano, mas com chips dual-core.
Em dezembro, a LG Electronics revelou o Optimus 2X, um smartphone com sistema Android, da Google, e com chip dual core Tegra2, da Nvidia. A mudança oferecerá aos usuários melhor desempenho em exibição de vídeos e de navegação na web, maior velocidade, jogabilidade mais suave e multitarefa com praticamente nenhum atraso, segundo a LG.
Além da Nvidia, outras empresas trabalham com processadores dual core, caso de companhias como Qualcomm, Samsung e Texas Instruments, o que significa que a iniciativa está recebendo apoio de toda a indústria de dispositivos móveis.
2: Tecnologia 3D
O sucesso de filmes em 3D nas salas de cinema está causando um efeito cascata em toda a indústria de eletrônicos: TVs, videogames, computadores e smartphones estão sendo desenvolvidos incluindo a tecnologia. No Japão, por exemplo, a Sharp anunciou dois smartphones Android no qual os usuários poderão jogar games e assistir a filmes sem a necessidade de utilização de óculos especiais.
Ainda não se sabe se a tecnologia 3D repetirá nos smartphones o sucesso das telonas, mas o que se sabe é que será um requisito importante, embora os consumidores estejam decepcionados com os materiais apresentados até agora, de acordo com um relatório da CCS Insight 2011. 
3: NFC
A tecnologia Near-Field Communications (NFC) está disponível há bastante tempo, mas não com grande participação no mercado. Uma das razões para isso é a falta de telefones compatíveis, o que deve mudar em 2011, com a inclusão do recurso na versão 2.3 do Android, também conhecida como Gingerbread. O Nexus S, produzido pela Samsung, é o primeiro smartphone Android com NFC - mas não será o último, com certeza.
O mais comentado recurso do NFC é a possibilidade de realizar pagamentos apenas com o smartphone, embora a tecnologia possa ser usada também para outras finalidades. No momento, a gigante de buscas está preparando as empresas da cidade de Portland, nos Estados Unidos, para serem compatíveis com a tecnologia.
NFC também deve se tornar um novo campo de batalha entre as fabricantes de smartphones e operadoras, que devem cooperar e competir entre si. Um exemplo é a Google que deve utilizar NFC para comercialização local, sem participação das companhias de telefonia. Já a operadora norte-americana Orange planeja implantar o recurso no próprio cartão SIM em 2011, e assim permitir sua utilização mesmo com uma eventual mudança de aparelho. 
4: Dois cartões SIM
Em dezembro, a Broadcom anunciou um novo chip para as fabricantes interessadas em produtos de baixo custo, rodando a plataforma móvel da Google. Os dispositivos serão capazes de utilizar dois cartões SIM, o que ajudaria a conquistar os consumidores de países em desenvolvimento, onde, até agora, o uso de celulares com dois ou mais cartões SIM tem sido muito popular.
Além disso, o uso de dois cartões SIM para reduzir custos de telefonia está crescendo também em algumas partes da Europa, segundo Francisco Jerônimo, gerente de pesquisas da IDC. 
"Utilizar dois cartões permite aproveitar melhor as tarifas de chamada reduzida e maior flexibilidade em viagens ao exterior", de acordo com a Nokia.
5: Vídeo em HD
Outra tendência importante em 2010 foi a gravação de vídeo em 720p. Durante o ano, tornou-se um requisito popular em smartphones de alta tecnologia, incluindo iPhone 4 e Samsung Galaxy S. 
Essa evolução continuará em 2011, e passará de 720p para 1080p. O LG Optimus 2X inclui reprodução e gravação de vídeo em HD e poderá se conectar a um monitor externo usando HDMI, outra característica que deverá ser comum no próximo ano.
A mudança para 1080p está intimamente ligada à inclusão de processadores dual-core, já que o segundo núcleo oferece melhores condições para lidar com o aumento de dados, de acordo com os fabricantes. 
A combinação de HDMI, suporte a 1080p e maior velocidade de download em redes móveis também permitirá às operadoras oferecer mais serviços de vídeo aos clientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentario

Bottom Ad [Post Page]