Full width home advertisement

Post Page Advertisement [Top]




Você já deve ter lido por aí que, recentemente, o primeiro grande trojan de ataque a smartphones Android foi detectado na Rússia. Se ainda não leu, não entre em pânico.



Recentemente, a Kaspersky, empresa especializada no desenvolvimento de antivírus e soluções de segurança de dados, identificou o primeiro trojan criado para roubar dinheiro de usuários de smartphones Android.

Se passando por um player multimídia de apenas 13KB, o programa malicioso dispara mensagens SMS para números de serviços-fantasma sem que o usuário perceba. O prejuízo só é percebido depois na conta ou no esgotamento dos créditos. (Leia a história completa, aqui.)

Antes que os usuários de smartphones com menos experiência entrem em pânico, aqui vão algumas dicas para aproveitar tudo o que o Android oferece sem correr riscos.

1. Baixe aplicativos apenas de fontes confiáveis
Se quiser baixar um programa para o seu aparelho, procure por ele no Android Market. Tome cuidado com arquivos oferecidos em sites, blogs e fóruns de terceiros, pois não dá para comprovar a origem e a veracidade do que há em algumas dessas páginas.

2. Verifique as permissões do aplicativo antes da instalação
Sempre que você for instalar um novo programa no seu smartphone Android, observe as permissões solicitadas pelo aplicativo. Antes da instalação, todos os programas baixados do Android Market informam quais serão os recursos do aparelho que eles terão acesso. Se, por exemplo, um programa de papéis de parede informar que terá acesso à função de SMS ou outra que não faça muito sentido, desconfie.

3. Mantenha seu smartphone atualizado
Atualize o software de seu smartphone Android sempre que o fabricante oferecer atualizações para o aparelho. Vá à página do fabricante e baixe o software de lá ou de um lugar seguro indicado por ele. Siga as instruções de instalação recomendadas.

4. Use o bom senso sempre
Está indeciso se instala ou não um programa? Na dúvida, não instale o aplicativo. Caso tenha instalado o software, lembre-se de que você pode removê-lo de seu aparelho a qualquer momento. Para isso, basta desinstalá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentario

Bottom Ad [Post Page]